Uma passagem rápida, mas suficiente para manter sempre vivo nosso encanto com a linda Firenze, repleta de passeios para serem feitos …
Saindo da Eslovênia voltamos para a Itália – tínhamos 3 dias antes de ir para o próximo destino. A distância de Liubliana a Firenze é de 500 km., indo pela autoestrada – que é excelente -, mas somos suspeitos pois amamos viajar de carro (já fizemos uma viagem Itália+França, 40 dias e 7.000 km. tudo de carro). Ou seja, gostamos pouco disso, não é? rsrs…
Quando saímos de Liubliana fomos sem destino certo, apenas sabíamos que o rumo era novamente a Itália, mas não tínhamos decidido o local específico. Assim, inserimos no GPS a cidade de Trieste, que fica na divisa com a Eslovênia. Trieste é uma cidade grande, portuária e simpática. O giro por ela foi bem rápido, demos uma volta por lá e paramos na Piazza Unità d’Italia – a principal praça da cidade, onde tudo acontece.
No fim das contas, acabamos decidindo pelo retorno à Roma, via Firenze (tínhamos que voltar para a Itália porque nosso vôo para o próximo destino saía de Roma no dia 18/01/17). Assim, decidimos por Firenze, por não ser tão longe de Roma. A ideia era matar a saudade da região da Toscana. Portanto, com a cidade resolvida, paramos em um posto daqueles que adoramos na Itália para comer um lanchinho básico, o tradicional Milanese, que lembra um McChicken – come-se bem e barato. Aproveitamos o wifi do posto para procurar um hotel.
Chegamos em Firenze por volta das 17:30 horas.
HOTEL
Fuçando na internet, o Antonio procurou pela região de Galluzzo, porque fica fora do centro histórico e estávamos de carro – assim como contei nesse post de Bolonha, se não tiver autorização para entrar no centro histórico, você será multado e a multa chega mesmo, além de ser bem cara. Não tínhamos muita expectativa com este hotel, em especial porque pelas fotos que vimos em alguns sites o hotel parecia não ser tão bom. Porém, ao chegar ao local, notamos que as fotos vistas anteriormente desmereciam o hotel, não exteriorizava o quão lindo e charmoso ele é de fato. Ficamos impressionados … o hotel é maaaara!
A recepção foi muito atenciosa. Além de nos passar todas as informações sobre o hotel e sua história, também nos forneceu um celular para fazer chamadas locais. Os hóspedes ainda contam com um serviço de traslado hotel/cidade/hotel (até às 21 horas todos os dias), pois o centro antigo fica a uns 5 minutos de carro. Portanto, se você estiver curtindo a noite até mais tarde, então pode usar o celular do hotel para chamar um táxi… nada mais cômodo e inteligente!
Os apartamentos são bem decorados, com música ambiente de qualidade e relaxante até mesmo dentro do banheiro.
Na cobertura há uma vista linda da cidade e da propriedade onde fica o hotel.
O hotel conta com um café da manhã impecável, com grande variedade de itens, inclusive podendo pedir eventuais delícias adicionais para as simpáticas atendentes. Uma grata surpresa.
endereço: Viale Machiavelli, 18, 50125 Firenze, Itália
telefone: +39 055 228790
site: http://www.villacora.it/pt/
A CIDADE
É nossa 3ª vez em Firenze, uma passagem rápida, inesperada, mas sempre uma delicia voltar.
Trata-se da capital e maior cidade da região da Toscana, conhecida como um museu a céu aberto. Sempre linda com a Ponte Vecchio sob o Rio Arno, seus museus e a cidade em si, que é uma delícia para andar sem rumo.
Sempre que vou para Firenze gosto de dar uma passada pelo Porcellino – um dos símbolos da cidade que está localizado na Loggia del Mercato Nuovo e não é um porco, mas um javali. Dizem que para voltar à Firenze tem que esfregar sua mão no nariz dele, por isso brilha tanto – não tem uma pessoa que passe por ele e não passe a mão … será que é por isso que volto sempre ???
São tantos os lugares para visitar nessa cidade, sempre que a gente vem tem um lugar novo para ir. Dessa vez conhecemos a Piazzale Michelangelo, de tirar o fôlego.
- Piazzale Michelangelo
Fica do lado esquerdo do Rio Arno – Oltrarno – em uma área mais elevada, bem próxima ao hotel onde estávamos hospedados.
Para chegar até lá o caminho é pela Viale Michelangelo, uma estrada arborizada, linda. A praça fica no alto, longe do centro. Nós fomos de carro, mas dá para chegar lá de ônibus – pegue os de número 12, 13 ou 38 na Estação de Trem Santa Maria Novella – ou até mesmo a pé, mas prepare o fôlego, a caminhada é, em grande parte, morro acima.
A praça tem esse nome em homenagem a Michelangelo Buonarroti, o mais importante artista renascentista da cidade, e do mundo, é claro. Bem no meio há uma réplica em bronze de David, sua escultura mais famosa, a original está em Firenze mesmo, na Galleria dell’ Accademia – passeio imperdível que nós fizemos na 1ª vez em que estivemos aqui.
A Piazzale Michelangelo foi desenhada por Giuseppe Poggi, durante a renovação pela qual passou Florença – Firenze em português -, quando era capital da Itália. O local é como um enorme terraço sobre a cidade; a vista desde essa praça dá o “resumo” visual de Florença.
A praça, por si só, não tem nada de mais, é bem grande, tem estacionamento, barraquinhas com souvenirs e lanches. O que vale mesmo é a vista que é MA – RA – VI – LHO – SA !!!
Fomos cedo, estava bem frio, então a praça ainda estava vazia. Conseguimos parar o carro sem problema e tiramos muuuuuitas fotos. No verão e em horários mais tarde dizem que fica lotada, principalmente no horário do pôr do sol.
De lá é possível ver todo o centro de Florença.
A imponente Duomo.
Piazza della Signoria.
Ponte Vecchio e o Rio Arno.
Ruínas das muralhas da cidade.
E como fazemos em todas as cidades em que visitamos, sempre depois de jantar saímos para caminhar, independente da hora, é tão gostoso conhecer o “outro lado” das cidades, sem tanta gente, com os pontos turísticos iluminados e as ruazinhas charmosas sem tanta iluminação. Em um dos dos nossos passeios noturnos por Firenze passamos em vários lugares, como:
Piazza Santa Croce
De lá fomos até a Ponte Vecchio e seguimos até chegar ao tradicional, clássico e histórico caffè Gilli – desde 1793 fazendo história. Ele fica suuuper central, na Via Roma, 1r – na Piazza della Repubblica – fica aberto todos os dias 7h30 às 00h.
Firenze sempre nos encanta, passar por aqui é uma delícia. Aproveitamos que estávamos na Toscana e fomos conhecer Arezzo e Pienza, duas pequena e lindas cidades que serão assunto para o próximo post.
______________________
Obs: Ah, não se esqueçam que aqui no Blog tem o nosso setor de consultoria, onde desenvolvemos, customizamos os roteiros de acordo com seu perfil, já com as indicações completas (opções de hotéis, passeios, compras, restaurantes etc.). Não deixem de conferir, pois vale a pena para quem gosta mesmo de viajar!
Espero que estejam se divertindo e deixem sua impressão sobre o Blog, pois vou gostar muito de saber a opinião de todos; fóruns de discussão; etc. COMPARTILHEM!!!
2 Comentários
Adoramos as preciosas dicas, Fe!
Usaremos todas na nossa proxima viagem a Italia!
Bjs!
Juan, que bom que gostaram. Fico muito feliz. Se precisarem de mais alguma coisa só me falar.
Bjs p/ vcs !!!