Duas pequenas cidades da Toscana que valem uma fuga de rota!!!
- AREZZO
Fica a 1 hora de carro de Firenze, pelas encantadoras estradinhas da Toscana. Nessas horas, a melhor coisa é deixar o GPS de lado e se perder por essas estradas vicinais, o melhor é evitar as autoestradas (se quiser, ou se não houver tempo, pela autoestrada são 75km de Firenze até Arezzo).
É a cidade em que foi rodado o filme A Vida é Bela – “La vita é bella”, com Roberto Benigni.
Os italianos dizem que Arezzo é o tesouro escondido na Toscana, infelizmente ou felizmente é uma cidade que os turistas não costumam ir. Ela é uma graça! Chegamos por volta do meio dia e estava quase tudo fechado, por conta de la siesta (descanso). Assim sendo, aproveitamos para almoçar e depois passear pela cidade.
Depois de almoçar fomos caminhar sem rumo pela cidade, descobrir a “nossa” Arezzo, sem seguir mapa ou qualquer outro tipo de guia … fomos “medir rua” e a cada esquina paisagens e construções lindas se descortinavam para nós. (nossa … tô romântica, né? Deve ser o dia dos namorados de anteontem … rsrs).
A cidade tem a parte baixa e a parte ladeira acima … e põe ladeira acima (rsrsrs).
Na parte baixa é o comércio, com vários tipos de lojas, mas na medida em que vamos subindo a paisagem muda. O comércio vai “sumindo” dando vez para a arquitetura antiga da cidade.
Antes de subir, no caminho vimos uma igreja linda que nos chamou atenção, era a Basilica di San Francesco = Basílica de São Francisco – do Século XIV. Não conseguimos entrar para visitá-la (apenas deu para ver de longe), pois precisa comprar ingresso com hora marcada por este site (pagamento via PayPal = € 8). Ela é considerada uma das maiores atrações da cidade por conta da obra de Piero della Francesca, que foi contratado para pintar um ciclo de afrescos de 10 cenas, com o nome “Leggende della Vera Croce”, realizada entre 1453 e 1464. A pintura está no altar e mostra, dentre outras coisas, a história da árvore que teria dado origem à madeira da cruz em que Cristo morreu.
Saindo da Basilica di San Francesco, seguimos caminhando até uma ladeira que resolvemos subir – e não é que demos sorte? -, era a ladeira que nos levou até a Duomo. Trata-se da Via Cesalpino e fica próxima a Basilica.
Duomo = Catedral: fica no topo da colina. Dedicada a São Donato, patrono da cidade. Aqui está o túmulo do Papa Gregório X. O vitral que está no fundo do altar é lindo !!! Vale a visita. Fora que ela também é maaaara vista de fora.
Na parte baixa da cidade tem a Piazza Grande – no coração do centro histórico. Em forma de trapézio e bem inclinada, ela é cercada por prédios medievais e renascentistas, como as arcadas da galeria, projetada pelo pintor, arquiteto e escritor Giorgio Vasari, que nasceu em Arezzo em 1511, e foi o primeiro a grafar o termo Renascimento em seus livros. Aliás, sua casa, construída em 1540, agora abriga um museu em sua homenagem.
RESTAURANTE
O restaurante em que almoçamos é uma graça, se chama Sottosale, achamos ele “sem querer”, andando sem rumo pela cidade. Uma grata surpresa. Comida deliciosa, atendimento e ambiente excelentes e preço muito bom. #ficaadica
- PIENZA
Localizada na região da Toscana, na Província de Siena, no Val D`Orcia.
Passamos por lá quando estávamos indo embora de Firenze, indo em direção à Roma.
Distâncias:
. Firenza – Pienza = 120km
. Pienza – Roma = 190km
. Pienza – Siena = 60km
O caminho até Pienza é uma atração a parte! Cena de filme.
Pienza foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996, pela sua importância arquitetônica, e não é por menos…
Quem fundou essa cidade foi o Papa Pio II – ele nasceu no borgo medieval de Corsignano em 1405, que era o nome original de Pienza, e seus pais eram membros de uma família nobre de Siena (em Siena há uma festa linda e muito famosa que se chama Palio – vale se informar sobre ela). Nessa época a cidade era um pequeno povoado fortificado.
Como fizemos em Arezzo, seguimos nosso instinto e fomos andando e descobrindo a cidade. A cidade é pequenininha e ES – PE – TA – CU – LAR!!! Com ruelas estreitas, parecendo labirintos, e suas casas de tijolo e pedra à vista. E o frio e vento que estava lá? Gente, gente, gente….maaara, só o vento que foi um dos mais fortes que já enfrentamos, não conseguíamos sequer caminhar em alguns pontos mais abertos.
A vista para o Val D`Orcia é MA-RA-VI-LHO-SA e o melhor lugar para apreciá-la é desde a rua/estrada, chamada de Via dell’Amore, literalmente uma varanda panorâmica que oferece uma vista deslumbrante para o Vale.
Há, ainda, a praça principal, pequena e charmosa como toda a cidade.
______________________
Obs: Ah, não se esqueçam que aqui no Blog tem o nosso setor de consultoria, onde desenvolvemos, customizamos os roteiros de acordo com seu perfil, já com as indicações completas (opções de hotéis, passeios, compras, restaurantes etc.). Não deixem de conferir, pois vale a pena para quem gosta mesmo de viajar!
Espero que estejam se divertindo e deixem sua impressão sobre o Blog, pois vou gostar muito de saber a opinião de todos; fóruns de discussão; etc. COMPARTILHEM!!!