Pausa para um café e comprar vinho na Viu Manent!
Almoço na Casa Silva e a parada “estratégica” na loja para, claro, o vinho!
Considerando que há várias informações e dicas sobre esse encantador país que é o Chile, então a idéia foi dividir os posts, até para dar mais emoção e gostinho de quero mais, né?
Tomamos café da manhã em Santa Cruz e saímos com destino à Viña VIK por volta das 11 hs.
Antes de chegar a VIK passamos para conhecer um pouco da Viu Manent, que tem um lugar lindo para tomar café e também um restaurante – vale muito a pena – tomamos café com uma torta mil folhas de doce de leite com nozes, SIMPLESMENTE MARAAA (não deu nem tempo de tirar foto …). Dizem que o restaurante é muito bom, mas optamos por almoçar em outra vinícola – Casa Silva. Após o cafezinho, então partimos para as compras na loja. Há, ainda, uma outra pequena loja dentro da vinícola, além daquela destinada apenas às compras dos vinhos, onde se encontra artesanato e peças de decoração – tudo muito caro, ainda que algumas coisas sejam bonitas – não vale a pena, mas não custa visitar para conhecer (é pequena e charmosa).
* Dica da Fê: Se você é amante de vinhos, e presume-se que sim escolhendo esse roteiro, então deve dar preferência para comprar vinhos TOP. Isso porque a diferença em relação aos preços praticados no Brasil é atraente. Claro que há excelentes opções sem necessariamente ser TOP, mas já que você está fora do seu país, em um local único e terá necessariamente que fazer uma logística para trazer o vinho, inclusive com o risco de quebrar a garrafa, então já que é para fazer, faça direito. O que importa não é a quantidade, mas a qualidade (não que outros rótulos, por serem mais singelos, não tenham qualidade, essa lógica não existe no mundo dos vinhos), mas pela oportunidade em si, até para que você tire suas conclusões no sentido de avaliar se determinado rótulo, de fato, é sensacional ou apenas tem nome … sem maiores emoções. Não é o caso, nem o momento, de discutir ou adentrar ao mérito da discussão sobre a eterna batalha entre vinhos do “Velho Mundo” e aqueles do chamado “Novo Mundo”, onde, para alguns, nem se cogita a possibilidade de se considerar a existência de disputa ou chance de comparação. O caso aqui é curto e grosso. SE JOGA … compre os Icônicos se houver e/ou tiver oportunidade/condições. Pense: quando você voltará aqui? Será que terá outra oportunidade? Vá, compre, aproveite e dilua o valor no tempo. (Essa dica teve a colaboração do Antonio)
VALE DO COLCHÁGUA
O Vale do Colchágua está localizado na região de O’Higgins, no centro do Chile, e é o pioneiro na promoção da denominação de origem e o primeiro a criar a sua própria “Rota do Vinho”.
É conhecido pela produção de vinhos premium e tem sido dos mais premiados em competições internacionais nos últimos anos.
No geral, o Vale do Colchágua possui influências do setor de Los Andes, e uma zona costeira com influências predominantes do Oceano Pacífico.
endereço.: Carretera del Vino Km 37, Cunaco. Valle de Colchágua, VI Región
Distância desde Santiago = 180 Km
Distância desde Sta. Cruz = 8 Km
site: http://www.viumanent.cl/?login=ok
. Restaurant Rayuela
tel.: +56 2 28403180
email: restaurant@viumanent.cl
. Tours & Tienda
tel.: +56 2 28403181
email.: turismo@viumanent.cl
Saímos de lá e fomos para outra vinícola, a Casa Silva, para almoçar.
É uma empresa 100% familiar.
Nasceu em 1997, Don Emilio Bouchon, a primeira geração chegou ao Chile em 1892 vinda de Bordeaux, St. Emilion, França. Desde esse tempo, a casa tem se dedicado à produção de vinho, sendo uma das pioneiras no Vale de Colchágua.
Desde 1997, Mario Pablo Silva, filho mais velho da quinta geração, compartilha com seu pai, Mario Silva, o sonho de produzir vinhos com marca própria. O último dedicou grande parte de sua vida para a recuperação de vinhas velhas e adega, adquirindo um conhecimento único do terroir do Vale do Colchágua. Logo após, seus filhos Francisco, Gonzalo e Raimundo, continuaram contribuindo para o desenvolvimento da Viña Casa Silva. Com isso começa o nascimento de um vinhedo familiar e do processo de modernização de todas as atividades ocorridas neste local singular.
Todo vinho produzido deve ser aprovado pela equipe de degustação que é composta por Mario Silva Cifuentes (Presidente) e seus dois filhos, Mario Pablo e Gonzalo Silva.
Viña Casa Silva tem a mais antiga adega no vale de Colchágua. No entanto, sob sua fachada histórica e tradicional é uma das mais modernas vinícolas no Chile. Localizada entre as vinhas antigas da propriedade de Angostura, a tecnologia tem diferentes salas com condições perfeitas de barris para envelhecimento de vinhos e um lugar especialmente equipado para uma pequena produção. Lá dentro também vai encontrar túneis subterrâneos históricos e uma preciosa coleção de carros antigos.
endereço.: Hijuela Norte s/n, Angostura, San Fernando – Chile
telefone: +56 9 6 847 5786
horário: todos os dias das 10h às 18h
site: http://www.casasilva.cl/inicio
email: tours@casasilva.cl
Obs: Importante informar que faremos um post específico dos restaurantes, então não se preocupem muito, pois essas informações mais completas serão fornecidas em breve.
Obs II: O passeio pelas duas vinícolas acima foi realizado em pouco mais de uma parte do dia, ou seja, algo em torno de umas 5 ou 6 horas de duração. Isso porque em nenhuma delas fizemos a visita guiada ou a degustação de vinhos, o que demandaria mais tempo e possivelmente não nos permitiria conhecer esses dois locais no mesmo dia ou, ao menos, isso ficaria mais corrido. A distância entre elas não é grande, o que permite que você faça esse passeio com bastante tranquilidade, curtindo cada momento e saboreando as delícias da culinária, sempre regado ao vinho local de sua preferência. Vale destacar que apenas a entrada nessas vinícolas não é cobrada.
Obs III: Não há restrições para crianças, mas também não há atividades específicas voltadas para elas.
2 Comentários
Olá! Estou indo para o Chile em fevereiro e a Casa Silva está no meu roteiro. Como vcs fizeram para chegar lá? Estou tendo dificuldade de encontrar essa informação. Obrigada
Oi Clarissa, tudo bem? Alugamos um carro em Santiago e fomos, acho que é a melhor opção para fazer aquela região que é cheia de vinícolas.
Espero ter te ajudado. Boa viagem!