Chile – parte 3 … VIÑA VIK

O PONTO ALTO da nossa viagem !!! Lugar MARAVILHOSO! Exclusividade e luxo na medida certa!

Saindo da vinícola Casa Silva que fica no Vale do Colchágua fomos para o Vale Cachapoal,  onde está a Viña VIK – elas são bem próximas – pelo GPS estava dando 1h30 de distância – fomos uma parte guiados por ele e outra parte pelo mapa que nos mandaram e eu imprimi – chegamos por volta das 17h e fomos suuuuuper bem recepcionados.

img_1667
portão de entrada para a VIK … tanto do hotel, quanto da vinícola

 

DCIM100GOPROGOPR1134.
HOTEL …

Trata-se de uma experiência diferenciada e com atendimento extremamente personalizado.

O vinho produzido pela vinícola, cujo nome é VIK, atualmente é considerado o segundo melhor do Chile e já conta com reconhecimento mundial. A paisagem de tirar o fôlego. Os preços são bem altos e o argumento fica na exclusividade, que de fato existe, mas é um pouco acima mesmo com o que oferece.

Tivemos a oportunidade de conhecer o CEO – Patrick Valette – e o sommelier – Cristián Vallejo – que inclusive nos autografou uma garrafa de vinho que compramos lá. 


infos. tirada do site da VIK:

Alexander Vik, empreendedor norueguês, determinou-se a criar um vinhedo excepcional no ano 2004 para produzir um vinho único.

Para atingir essa meta e encontrar o melhor terroir, foram feitos minuciosos estudos de terrenos e análises em toda a América do Sul. A escolha dos melhores terroir e as ótimas condições climáticas para a viticultura fizeram com que no ano 2006 ele adquirisse 4325 hectares no Chile. Esses estudos e os trabalhos atuais no vinhedo são dirigidos por Patrick Valette.

O lugar escolhido foi Vale de Millahue, chamado pelos indígenas de “Lugar de Ouro”.

É aqui onde nasce “VIK”, um vinhedo que encarna a fusão perfeita entre homem, experiência, terra, clima e alta tecnologia.

Nossa vinha, ou “Lugar de Ouro”, fica localizada no interior do vale entre inúmeras ravinas, o que oferece uma variedade incomparável de terroir, pequenos microclimas com diferentes exposições e sempre banhados por uma fresca brisa costeira, que oferece a sempre prezada complexidade e que nos dá a certeza de andarmos pelo caminho certo visando atingir a nossa meta de produzir o melhor vinho da América do Sul.

 

  • O HOTEL

Inaugurado em outubro de 2014 esse hotel-vinícola de luxo foi projetado pelo arquiteto uruguaio Marcelo Daglio em parceria com os proprietários, Alexander Vik e sua esposa Carrie Vik. O prédio tem estilo futurista, o teto de titânio bronzeado é inspirado nas montanhas ao redor e no vento.

Quando entramos no hotel encontramos obras de arte em todos os lugares.

DCIM100GOPROGOPR1138.
Hotel … pátio interno – lado direito está o restaurante

img_2888

img_1851
Hotel … sala de estar … onde está repleta de obras de arte e uma decoração maaaaara !!!
img_1841
sala de estar – tem vários ambientes com mesas de centro super diferentes … essa é uma delas feita com carretel de linha

img_1843

img_2804

O hotel, de fato, é uma experiência diferenciada e única. Não tem televisão nos quartos, são 22 suítes, cada um possui decoração diferente, com obras de arte, em sua maioria de artistas chilenos. Ficamos na suíte H que foi uma das poucas exclusivamente decorada pela dona –  Carrie Vik – o H é de Hèrmes, a marca francesa que ela adora e que a inspirou para fazer essa habitación – o banheiro é decorado com várias fotos, algumas ligadas a moda e entre elas tem uma foto do próprio casal VIK – Alexander e Carrie.

img_1682
Boas Vindas !!!

img_2799

DCIM100GOPROGOPR1109.
suite H

img_1676

DCIM100GOPROGOPR1121.

DCIM100GOPROGOPR1113.

DCIM100GOPROGOPR1115.

img_2900
esse é o CASAL VIK … bem no “nosso” banheiro !!! 

Na abertura das Olimpíadas do Rio 2016 estávamos na VIK jogando sinuca antes do jantar, tomando um vinho sem saber o que estava acontecendo no “resto do mundo”… foi maravilhoso! Todos são extremamente atenciosos, nos atendem MUUUITO bem, quando chegamos eles dizem: “fiquem a vontade e façam daqui a sua casa”.

O próprio rótulo do principal vinho ali produzido – o VIK – foi criado levando em conta o relevo das montanhas no entorno do local.

O sommelier – Cristián Vallejo – como dito acima, autografou uma garrafa de vinho que compramos lá. Vejam abaixo, inclusive ele conosco:

img_2834

img_2844
não gostei da foto … mas faz parte (rs) Cristián Vallejo, Antonio e Eu !!!

No hotel tem academia, SPA e diversos passeios – bicicleta, cavalgada, aulas de culinária, piquenique e tour pela vinícola, mas uma boa parte das atividades não está inclusa – como a aula de culinária, churrasco, aula de yoga, dentre outras. Infelizmente não conseguimos fazer a aula de culinária, pois depende da disponibilidade do Chef e na semana em que estávamos lá ele somente teria disponibilidade no dia seguinte à nossa partida. 

O café da manhã é sensacional, com variedade de pães caseiros e quentinhos, sucos, geléias, queijos, embutidos, bolos e “surpresas” que são diferentes a cada dia.

O sistema é de pensão completa.

A comida, no almoço ou no jantar, é muito boa, mas, em alguns aspectos, não precisa ter tanta “invenção” por parte do Chef – menos seria mais nesse caso.

Um necessário retorno, pois deixou saudades.

img_2748
restaurante do Hotel – aberto só para hóspedes

img_1812
img_2750

A paisagem é de tirar o fôlego.

DCIM100GOPROGOPR1128.

DCIM101GOPROGOPR1154.

img_2908

img_1694

img_1686

  • A VINÍCOLA

Fizemos o tour pelas parreiras, marcamos no dia anterior para às 11h da manhã – na hora marcada a Francisca, que nos acompanhou, já estava nos esperando – como todos do hotel, não podia ser diferente e ela foi muito simpática e atenciosa – o tour durou 1h30min e vale muito a pena – fizemos o passeio pela parreiras e depois fomos à vinícola para a degustação e a visita às etapas de produção dos vinhos, desde a chegada da uva até seu engarrafamento. Almoçamos e compramos os vinhos, retornando ao hotel por volta das 15h. Aí ficamos relaxando, só aproveitando o nosso quarto espetacular. Na parte da noite fomos jantar e quem nos serviu foi o Ismael, garçom muito simpático e bom de papo.

O início da construção do projeto se deu em 2006, com 380 hectares de vinhedos plantados e uma vinícola em estilo futurista em formato de arco, precedido por um espelho d’água pontilhado com rochas de granito da região, com projeto assinado pelo arquiteto chileno Smiljan Radic. Em 2009 veio a primeira safra, e desde então lá se produz um único tipo de vinho: um blend de Carménère, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah.

As cubas de fermentação ficam no interior da vinícola, são usados 1600 barris de carvalho francês novos em uma produção sustentável que usa energia solar e reaproveita a água da chuva, armazenada em um lago, para irrigar os 400 hectares da propriedade. Tudo se baseia num conceito holístico de sinergia entre a terra, o homem, o clima e a alta tecnologia.

Entre os enólogos-chefes escolhidos para captanear o projeto estão os franceses Patrick Valette (Saint-Émillion, Bordeaux; trabalhou no Châteaux Pavie e Principal, do Vale do Maipo), Gonzague de Lambert (Universidade de Bordeaux, trabalhou no Château de Salles), e o chileno Cristián Vallejo.

img_1710

img_1715

img_1739
esse é o local onde fazem piquenique…

img_1748

img_1764
parte de dentro da vinícola/adega
img_1778
sala das barricas
img_1781
adega – onde são feitas as degustações
img_2824
restaurante da vinícola – que é aberto ao público

E sábado foi o dia de ir embora – infelizmente! Acordamos, tomamos café e fomos visitar os outros quartos – é bem legal esse “passeio” porque cada suite tem uma decoração diferente. Almoçamos por volta das 13h e saímos de lá para Santiago por volta das 15h.

endereço: Valle de Millahue, San Vicente, O’Higgins – Chile no Vale de Cachapoal – mais ou menos 2 horas de Santiago

telefone: +56 (9) 95 932 842

site: http://www.vik.cl/en/

http://www.vinavik.com/por/

* animais de estimação: não permitidos.

* mapa que a equipe da VIK mandou por email

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *