Os restaurantes, a melhor loja de bolachas e “A Padaria” da França.
Isso e muito mais nessa incursão gastronômica de dar água na boca.
# ESTRASBURGO
Nosso primeiro jantar em Estrasburgo foi na Brasserie Flo.
Com uma decoração “Belle Epoque”, a cúpula de vitrais no centro do restaurante é bem bonita e lembra muito as brasseries parisienses.
Comemos muito bem, os pratos bem servidos e saborosos. Nossos pratos foram esses:
Fernanda = filé com batatas gratinadas, molho bernaisse e cogumelos
E de sobremesa:
Tudo regado a vinho branco da Alsácia.
Além de pratos tradicionais da Alsácia e frutos do mar, o menu oferece uma cozinha variada, com uma escolha de peixe, carne e pratos grelhados que se renovam com as estações para satisfazer todos os gostos. E tem que mencionar a “cama de ostras”, onde o cliente pode encomendar marisco e ostras.
Em Paris também tem esse restaurante que foi fundado pelo alsaciano Jean Paul Bucher.
endereço: 8, rue de l’outre – 67 000 STRASBOURG
telefone: +33 03.88.52.03.03
horário: qua. a sáb. – das 11h45 às 14h30 / dom. a ter – 11h45 às 14h30 e 6h45 à 23h
email: information@brasserie-flo.com
site: http://www.brasserie-flo.com/
Muensterstuewel – fácil o nome né? #sqn … não faço ideia da pronúncia.
Fomos almoçar rápido, antes de fazer o passeio de barco pelo rio. Pedimos o prato do dia: macarrão com espinafre e marisco que estava muito bom. E para acompanhar, nada melhor do que meia garrafa de vinho branco da Alsácia. O local está em um ambiente simples e acolhedor, com excelente atendimento familiar.
O restaurante estava bem cheio e tivemos sorte de conseguir uma mesa sem reservar. Infelizmente a fome era tanta que esquecemos totalmente de tirar foto dos pratos.
endereço: 8 Place du Marché-aux-Cochons-de-Lait, 67000 Strasbourg, França
Restaurante charmoso, regional, tradicional e familiar.
Localizado no Petit France, oferece especialidades da Alsácia, principalmente, com algumas opções de ganso e de pato.
Simplesmente sensacional! Local onde, por € 80 o casal, nos fartamos com uma salada verde e um prato chamado Baeckeoffe Käskuche, um cozido que leva batata, cenoura e três tipos de carne: cordeiro, carne bovina e carne de porco, servido numa travessa de cerâmica tradicional da Alsácia, onde diversas receitas regionais são servidas aos comensais.
O jantar foi regado a um Pinot Noir da Alsácia (não gostamos, muito ácido para o nosso paladar e sem estrutura).
E um espetáculo à parte ficou por conta da sobremesa – fondant au chocolat espetacular – que infelizmente pedimos apenas um para dividir (rsrsrs).
No final de 2014, o restaurante passou por uma mudança de proprietário. A melhor coisa que poderia ter acontecido para o local. Valerie, Eric e filhos recebem todos com muito carinho, atenção e sempre com um sorriso, oferecendo pratos tradicionais da Alsácia, mas também outras receitas nos padrões da Bistronomie francesa.
Os pratos tradicionais servidos são: chucrute (choucrout, em francês, ou sauerkraut, em alemão) tradicional, confit de pato, presunto, foie gras, Baeckeoffe Käskuche, Riewelelekuche, sem esquecer o pot-au-feu com foie gras, oferece uma cozinha de estilo bistrot que muda de acordo com a disponibilidade e os desejos do Chef!
endereço: 4 Rue des Dentelles, 67000 Strasbourg, França
telefone: +33 3 88 23 02 16
# RIBEAUVILLÉ
- Restaurant L’Arbalete
Depois de visitar Riquewihr, na parte da manhã, chegamos em Ribeauvillé com muuuitaaa fome e tivemos a sorte de achar esse restaurante – sorte tripla: 1. estava aberto, 2. conseguimos um lugar e 3. era uma delícia.
É também um restaurante familiar, de cozinha tradicional da Alsácia, no coração de Ribeauvillé.
A comida estava uma delícia. Notem que não havia mais lugar disponível e vários clientes foram dispensados, em razão da lotação.
E óbvio, não podia faltar o vinho regional, que definitivamente nós não gostamos. Evitem.
# DE COMER … mas não é restaurante
Já falei sobre essa rede de “padarias” francesa do post que fiz sobre o Chile (sim tem Paul em Santiago).
É uma rede de boulangerie sensacional que tem em toda a França. Tudo lá é maravilhoso.
E sempre é uma ótima opção para o café da manhã quando não está incluso na diária do hotel, como foi o caso aqui.
Descobrimos essa loja de perdição, de bolachas e doces, quando fizemos nossa outra viagem, em 2015, por outro roteiro do interior da França e da Itália.
A loja tem em várias cidades da França e também em Paris. O lugar é um encanto, e as bolachas então…. Em cada região as latas tem um tema, e uma é mais linda do que a outra. É uma boa lembrança para trazer de viagem.
E com esse post finalizo a sequência de posts sobre Estrasburgo e região. Essa experiência na Alsácia não acabou, mas terá uma pequena pausa para uma enxurrada de surpresas nas próximas semanas.
Espero que tenham gostado e aproveitem as dicas. Qualquer dúvida, opinião … é só me escrever, vou adorar interagir com vocês !!!