Falar em café, em Roma, é praticamente redundância. Há uma grande quantidade de opções e de altíssima qualidade; mesmo que não haja produção local, mas o segredo, segundo dizem, é a forma como é feito o blend, muitas vezes de cafés brasileiros e jamaicanos. Não bastasse isso há os mercados, e são muitos, uma verdadeira perdição de qualidade e frescos de produtos! Divirtam-se!!!
CAFÉS
O melhor e mais tradicional de Roma. É um lugar bem pequeno que praticamente vive em função do café, mas tem uma ou outra coisinha para beliscar.
Maravilhoso, nossa parada diária de todas as vezes em que vamos à Roma – fica perto “de casa”. É tão exclusivo que as pessoas que fazem o café ficam “escondidas”, não sendo possível ver a elaboração do tão falado café.
O café padrão deles já vem adoçado, eles fazem tantos cafés por hora que é mais fácil já adoçar. E não adoçam simplesmente com açúcar, mas com um creminho de café açucarado – o “segredo” deles. É bom e, com certeza, você irá raspar o creminho que sobra na xícara.
Quem não gosta ou não pode comer açúcar deve pedir o seu “senza zucchero, per favore”.
Sempre cheio, tanto de turistas quanto de italianos. Tomar um café em Roma é um dos rituais diários da vida de um romano.
endereço: Piazza di S. Eustachio, 82 (próximo ao Pantheon)
telefone: (+39) 06 6880 2048
horário: todos os dias – 8h30 às 01h
site: http://santeustachioilcaffe.com/
Café mais antigo da Itália, ele foi inaugurado em 1760 e nunca fechou as portas.
É um lugar bem turístico. Por isso tem aqueles que vão lá só para ver a decoração e tirar fotos e aqueles que querem tomar um cafezinho em um lugar cheio de história e tradição.
Muitos personagens famosos passaram por lá – Goethe, Liszt, Wagner.
Na última vez em que estivemos lá, o lugar estava lotado e os garçons não são um modelo de simpatia (rsrsrs).
endereço: Via dei Condotti, 86 (perto da Piazza Spagna)
telefone: (+39) 06 679 1700
horário: todos os dias – 9h às 21h
site: http://www.anticocaffegreco.eu/
Acordamos um dia e fomos experimentar essa “massa de pizza” que é uma delícia! O lugar é super tradicional e conhecido, fica na praça do Campo de’ Fiori.
É um lugar simples e a toda hora sai do forno a pizza quente de vários sabores, nós optamos pela simples, só a massa. A tradicional é a recheada com mortadela. Um aroma de pão quente, feito na hora, enlouquecedor.
Vale a visita, não é caro e é uma delícia !
endereço: Campo De’ Fiori, 22
telefone: (+39) 06 68806662
horário: todos os dias – 7h30 às 14h30 e 16h45 às 20h
site: http://www.fornocampodefiori.com/
MERCADOS
A meca da gastronomia, com 3 andares, 16.000 m² (a unidade do Brasil tem 4.000 m²), com comida e utensílios para a cozinha, misturado com vários mini restaurantes do próprio local. Há muitos produtos típicos de todas as regiões da Itália.
A melhor coisa é não ir com pressa, já fomos duas vezes e ficamos por lá em média umas 4 horas. É muito legal, diferente de qualquer outro Eataly do mundo, ele é bem grande, espaçoso e uma delícia para passear e comer, almoço ou jantar e até no meio do passeio uma parada para o café.
Fica longe, fora da Roma murada, no bairro Ostiense. A unidade foi um projeto para a recuperação desse bairro, pois era uma área sem qualquer atração e, por conta disso, acabou abandonada, um lugar feio, sujo, cheio de pessoas que dormiam na rua. E hoje com o Eataly o bairro ficou com uma nova “cara”. Há uma estação de trem que passa literalmente do lado dele – estação Ostiense -, e os produtos são muito bons. Não são muito baratos, mas, comparativamente, sai mais barato do que aqueles que encontramos aqui na unidade de SP, sem contar a variedade, em especial dos produtos frescos e orgânicos, enfim, imperdível!
endereço: Piazzale XII Ottobre, 1492
telefone: (+39) 06 90279201
horário: todos os dias das 10h às 24h
site: http://www.eataly.net/it_it/negozi/roma/
Nas pesquisas e estudos para a viagem achei esse Mercado Público em Roma, ele fica em um “novo” bairro, fora dos Muros Aurelianos. E como amamos uma coisa nova, então fomos lá conhecer.
É bem completo, limpo, e os aromas são maravilhosos. Tem uma arquitetura mais moderna do que aqueles mercados tradicionais.
Nas barracas distribuídas pelas alamedas do local encontramos uma com coisas para comer bem típicas da Itália – Dess’art é o nome do lugar – um pessoa muito simpática nos indicou para experimentar o Arancine Tonde = de Ragú e Piselli = carne moída e ervilha, esse é o original, uma “bola” de arroz empanada e frita, com esse recheio, … MARAVILHOSO !!! Traçando um paralelo é algo semelhante a um bolo de risoto com carne moída e ervilha no meio. Valeu muito a indicação.
O mercado é super charmoso, muito gostoso para passear e ver coisas diferentes do que estamos acostumados no Brasil, como esse brócolis que eu achei lindo !!!
Se tiver um tempo vale a pena a visita !
endereço: Via Beniamino Franklin, 00118 Roma, Itália
horário: segunda a sábado das 7h às 15h30 / domingo – fechado
site: http://www.mercatoditestaccio.it/
E no próximos post muitas dicas de restaurantes em Roma. Garanto que vocês vão adorar, de dar água na boca. Não deixem de comentar, colocar suas impressões, dúvidas, sugestões. Isso é muito importante para que o blog possa ficar com as informações mais legais e atendendo as expectativas de vocês!!!!